sexta-feira, outubro 14, 2005

Geodiversidade

BOAS VINDAS

Alguém sabe o que é Geodiversidade?
Usem e abusem deste blog.
Aqui a vossa opinião conta!

10 comentários:

Maria disse...

não faço ideia... espero que me ilumine ;-)

Anónimo disse...

Sei que é um conceito novo e, decompondo a palavra, é a diversidade em termos de geologia, da terra...

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog... o tema é a tendência que vem de longe.

Quanto à geodiversidade os especialistas referem que é o património geológico e vulcanológico existente numa região. Hoje fala-se muito na "rica geodiversidade" do arquipélago dos Açores e da necessidade de a conservar e preservar. Daí que se tenham feito já algumas classificações a certos monumentos naturais regionais, fazendo parte de Áreas Protegidas, alguns dos quais nossos conhecidos:
- Gruta das Torres - ilha do Pico
- Algar do Carvão e Furnas do Enxofre - ilha Terceira
- Caldeira Velha - São Miguel
- Pedreira do Campo - ilha de Santa Maria

Nota: também gostaria de saber um pouco mais sobre este tema.
..............................

Anónimo disse...

Penso que está página se inspirou em parte do método científico:
-Coloca-se a questão.
-Despertamos a curiosidade.
-Apaixonamo-nos pelo tema.
-Procuramos adeptos.
E esperamos concluir algo de muito interessante.

Anónimo disse...

Fiquei tão entusiasmado com os vossos blogs que também fiz um.
Obrigado por me terem chamdo à atenção. Chama-se Desambientado e o link é http://desambientado.blogspot.com

Félix

Anónimo disse...

Parabens pelo blog!
Só hoje tive um pouco de tempo para parar e ver o teu blog. Relativamente à temática é interesante e, como é obvio, não me vou rponuncuar muito sobre os conteúdos. gostei da foto que foi escolhida.
Continua que daqui aqui a pouco és mestre.
Cumprimentos da ilha do faial.
Eduarda

Anónimo disse...

GEODIVERSIDADE

Geól. Fábio Tadeu Lazzerini – 04/05
www.aguasdesaopedro.com
www.termasdobrasil.com.br
www.geodiversity.com.br
www.termalismo.net

O termo Geodiversidade pode ser resumidamente considerado como a diversidade do Reino Mineral terrestre. Aborda aspectos das ciências geológicas, climáticas, geográficas e biológicas do Planeta Terra.

Seus princípios e fundamentos podem correlacionar-se aos conceitos da Biodiversidade, assumindo também similares papéis ecológicos, econômicos, éticos e científicos internacionais. Diferenciando-se da Biodiversidade por envolver todos os processos naturais do planeta Terra detalhadamente ou em conjunto, como um todo: Grande ecossistema ou “Gaia”

Seu inventário envolve a complexidade global dos agentes e processos naturais, as singularidades, coincidências e agrupamentos de cada localidade; para poder concluir sobre eventuais raridades (“hot spots”), busca de origens e localizadas importâncias sociais, econômicas e ambientais.

Seu conhecimento objetiva agregar valor as propriedades e produtos naturais, descobrir características que beneficiem aos seres humanos, em questionamentos de soberanias nacionais, minimizar riscos por excessos da ação antrópica e conservar pontos considerados ainda intocados.

Desta maneira, pesquisas com este enfoque poderão trazer uma visão mais uniforme e consistente junto a discussões e planejamentos estratégicos econômicos, políticos e jurídicos; que visem atender de maneira ampla parâmetros atuais do desenvolvimento sustentável e preocupações comuns da humanidade, como a Agenda XXI e o Protocolo de Kyoto.

INFORMAÇÃO-VALORIZAÇÃO-CONCIENTIZAÇÃO-PRESERVAÇÃO


Pode-se resumir como principais elementos da Geodiversidade (varáveis ou componentes) :

- Geologia
- Clima
- Constituintes e acidentes Geográficos
- Meios ambientes para diversidade (Ecossistemas)
- Ambiente marinho
- Paisagens
- Reino Mineral
o Águas (Hidrodiversidade = águas preciosas)
o Lamas
o Sais
o Gases
o Radioatividade
o Minerais
o Gemas ou Pedras Preciosas
o Cristais
o Minérios
o Hidrocarbonetos
o Energias eólica, de marés,...
o Parques, Reservas e Patrimônios naturais...

Serviços e Produtos que possam relacionar-se a benefícios para saúde, lazer e turismo ou em Terapias (RNT = recursos naturais terapêuticos):

Talassoterapia Crenoterapias Cristaloterapias
Hidroterapias Atmoterapias Hot Stones
Balneoterapias Psamoterapias Turismo da Natureza, contemplação e Naturismo
Massoterapias Espeleoterapia Ecoturismo
Fangoterapias Emanoterapias Estética
Peloterapias Radioterapias ThermaSPA

Destaca-se aqui especialmente a Hidrodiversidade ou diversidade hídrica mineral, onde se busca conhecer e valorizar as imensas variedades de águas, de acordo com suas gêneses e características físico-químicas.

Da água surgiu a vida; portanto, a Biodiversidade está fortemente relacionada aos diferentes tipos de águas existentes em cada região. O estudo dos diferentes seres vivos existentes ou dependentes de cada tipo de água é complexo e incipiente; porém, esta inter-relação pode explicar vários questionamentos de ordem natural/ambiental

Considera-se também muito relevante na Hidrodiversidade, as condições de preservação, conservação e até mesmo intocabilidade dos recursos naturais aquáticos sob a forma de oceanos, mares, lagos, rios, nascentes, fontes, aqüíferos e umidade relativa do ar.

Dentre os principais serviços e produtos encontrados nas pesquisas em Geodiversidade estão nos benefícios para a saúde (previdência), bem estar e beleza; que os recursos naturais podem originar.
Exemplificam-se: Ambientes particulares, princípios ativos originais para fármacos e cosméticos, terapias naturais, Termalismo e produtos Termais, Turismo saúde (SPAs) e ecológico ou natural, além dos potenciais recreacionais, de entretenimento e lazer; que em resumo atendem as modernas concepções de desenvolvimento sócio-econômico sustentável.
Setores específicos da Medicina necessitam estar envolvidos,como: Preventiva, Crenologia, Dermatologia, Estética, entre outros.



Na indústria de Fármacos e Cosméticos...

Além das matérias-primas para as indústrias de fármacos e cosméticos, como na Biodiversidade, a Geodiversidade pode auxiliar nos resultados finais e benefícios pretendidos por estas, através das oportunidades de proporcionar na freqüência em seus ambientes do bem estar interior e de terapias que irão influenciar na saúde como um todo e conseqüentemente na beleza e mesmo na preservação da juventude.

Na maioria dos países não pobres, a população média idosa aumenta e é muito vaidosa, salientando o enfoque da cosmecêutica e da atual tendência de produtos cosméticos de insumos o mais natural possível. Outra tendência que é muito apropriada ao nosso clima tropical é a produção de produtos mais aquosos e refrescantes (“Watery & Fresh”).

O Fenômeno dos SPAs vem revigorando o esquecido setor do Termalismo e do Turismo Saúde, conjuntamente ao ecológico e da natureza.

Segundo Mourão, 92 o termo Termalismo provém de termas, substantivo feminino no plural, que deriva do grego thermai e do latim thermae, dizendo respeito a banhos quentes. O singular tem a mesma significação , porém não é empregado. A expressão termas atravessou séculos para indicar o uso de águas medicinais. Invoca a idéia de termalidade ou calor graças ao fato de muitas águas nascerem quentes ou serem aquecidas artificialmente.

A expressão tornou-se genérica para designar, em sentido amplo, o aspecto de tratamentos médicos auxiliares, preventivos, coadjuvantes, curativos ou de consolidação – pelos recursos naturais terapêuticos (RNT), seja a água, o sol, o mar, as lamas medicinais, as areias, as algas marinhas, as emanações radioativas e o microclima de determinadas grutas, cavernas e galerias subterrâneas.

O Termalismo moderno abrange um complexo de atividades cientifica medicas, fisioterápicas, turísticas, empresariais, públicas e administrativas de elevada monta. Traia-se de setor de interesse nacional, considerando-se os seus espaços de saúde e de lazer, força de expressão econômica e de distribuição de riquezas. Termalismo, cuja importância para a comunidade é indiscutível, tornou-se poderosa indústria que, promovendo a saúde, com a utilização dos agentes medicamentosos naturais, gera progresso e beneficia o etário da Nação.

Termalismo se refere, como definição medica, à permanência de pessoas, doentes ou não , em localidades hidrominerais, climáticas e marítimas, em busca de tratamento de saúde ou de repouso. Os seus freqüentadores, de todas as faixas etárias. denominam-se curista (do latim cura + ista) cuja permanência em determinada estância é estacionaria, podendo ser de dias, semanas e meses. No Turismo a permanência, em geral, é passageira, transitória, em vilegiatura, daí a origem do nome, que deriva do “tour”, que quer dizer em francês giro e touriste - turista, o viajante, em viagem de recreio.

Turismo de Saúde - expressão muito em voga - diz respeito aos turistas que aproveitam as estâncias cm fins-de-semana, feriados e férias de curta duração. para descanso, desintoxicação e higiene ou temporadas de curas sucessivas, de breve permanência. A expressão é híbrida mas define uma necessidade do momento. O Turismo oferece ferias, diversão e Lazer. O Termalismo de Saúde oferece.férias, saúde e repouso. Se o Turismo é a mais espiritual e amável das atividades humanas, o Termalismo, sem dúvida. ë a mais salutar. Termalismo e turismo são a mais espiritual e amável das atividades humanas, o Termalismo, sem dúvida, é a mais salutar.l Termalismo e Turismo, inseparável, se completam: são irmãos siameses.

Lavière, talassiatra francês, de grande reputação, afirma que o “Week – end de senté” uma imposição social da moderna civilização. O que não constitui novidade, pois que Ramalho Ortigão, notável escritor português, nos derradeiros anos do século passado já dizia: “O campo e a orla do mar, o ar do monte e o ar da praia, são medicamentos naturais, excelentes para as nervoses dos excitados de todas as espécies, para os doentes de todos os abusos do trabalho e do prazer enfim para as endemias psicóticas das grandes cidades”.

Termalismo Médico integra-se ao mesmo tempo à Medicina Física e a Medicina Psicossomática, podendo atuar como método profilático em estados pré-clínicos de quadros mórbidos e de agente curativo de determinadas doenças crônicas.

Os produtos termais são aqueles que utilizam como matérias-primas, recursos naturais de Estâncias Termais, Hidrominerais, Climáticas ou Marítimas; podendo ser utilizados nos locias onde ocorrem ou serem embalados adequadamente para comercialização distante das mesmas origens. Observa-se na tabela abaixo que dentre os principais produtos termais compilados, estão os Dermofármacos e Cosméticos.

RECURSOS PRODUTOS
1. Aguas Minerais Naturais Aguas envasadas
(consideradas alimentos)
2. Aguas de Mananciais Aguas envasadas
3. Aguas Mineromedicinais Agua envasada como fármaco
Cosméticos
Dermocosméticos
4. Salmouras e Aguas hipermineralizadas das salinas Cosméticos
Dermocosméticos
Aguas minerais artificiais para banhos
Sais de banhos
5. Peloides e argilas Cosméticos
Dermocosméticos
Fango ativo
Fango regenerador
6. Extratos aquosos dos peloides salinos e costeiros Injetáveis e fármacos
7. Macro e microalgas Cosméticos
8. Com aguas minerais, peloides e argilas Produto combinado


O mercado mundial relacionado ao Termalismo e aos produtos termais, tem seu maior potencial na Europa e difundiram-se ao mundo pela utilização da Crenologia ou Medicina Hidrológica no começo do século XX. Nos últimos anos a indústria dos SPAs ou “Salus Per Aquam”e o grande sucesso de indústrias cosméticas baseadas em Estâncias Termais, vem difundindo por todo mundo este tema.

Um dos principais motivos para o abandono das práticas do Termalismo e Crenologia desde a década de 50, quando era bastante popular no Brasil e nos EUA; foi o grande desenvolvimento das terapias e produtos alopáticos, muito práticos de com eficiência mais rápida (efeitos colaterais)..... bem estar é completo yarjuvedico .....
Hoje com os sucessos dos SPAs e 0 + Produtos termais farmacêuticos e cosméticos com resolução do problema da preservação das propriedades fora ou depois do balneário ) = 3 ponstos fracos onde envolve extração, envase, embalagem, frete, prazo de validade, preservação e manipulação ou formas de uso.(associação junto a prática do Termalismo regular ou até em Crenologia com terapias curativas.

1 estado de ionização natural = 4 = (CNTP) luz, pressão (principalmente poços)e temperatura = ambiente anaeróbico
2 Gases H2S, radônio, Co2, O2,
3 Radioatividade

No Brasil possuímos “apenas” os recursos naturais. Contudo em grande abundância, intocados e desconhecidos. Espera-se como proposta deste curso, orientar sobre os recursos que podemos conhecer e seus potenciais benefícios para nossa saúde e em especial para nossa pele. Além de alertar sobre a sustentabilidade deste enfoque e suas consequencias para o setor fármacosmético. Assim espera-se fomentar suas pesquisas.

Anónimo disse...

Sr. Geól. Fábio Tadeu Lazzerini

Gostaria de saber como me comunicar com o Sr. pois tb. sou geólogo e achei iteressante sua abordagem. Como minha esposa é esteticista, estou combinando com ela sobre ir ao Hair Brasil na sua palestra sobre Termalismo. Em 1984, em visita a Alemanha, tivemos uma oportunidade inesquecível de se banhar nas águas quentes de Bad Homburg, em fontes ainda da época dos romanos, a água estava bem quente e em uma parte externa da piscina podíamos, de dentro das águas quentes, tocar a neve gelada, foi realmente muito legal.

O Sr. sabe se existe a possibilidade de assistir somente uma palestra ou a adesão ao congresso/workshop presupõe participação/pagamento para o pacote ?

Saudaçõe geológicas

Th. Stephan Hupfeld Eleuterio

011 5686-0594/9427-2596
stephanasbc@hotmail.com

Anónimo disse...

Mts parabéns pelo blog, só hoje o descobri, adorei, pois sou estudante de geologia e sou da ilha terceira. Se estás na ilha terceira gostava de trocar informações ctg. Agora só nas férias, pois estudo em Lx. Diz qq coisa e continua.

Anónimo disse...

Olá o meu nome é susana, sou aluna do curso de geografia da Universidade do Minho.
Deves ser das poucas pessoas que se apercebeu que a geodiversidade está presente em quase tudo aquilo que utilizamos no dia a dia.Desde material de hardware, vestuário,água, material de construção, ornamentação, solo,paisagens,morfologia, nada disto existiria se não houvesse diversidade geológica, nem a humanidade conseguiria sobreviver.